Realizei juntamente com um grupo de professores do município de Duque de Caxias, o Circuito Histórico de Herança Africana do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos.
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos é uma organização não governamental que tem como missão pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos.
O Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos foi descoberto em 1996 e até as obras de revitalização da regiao portuária, iniciadas em 2012, estudos e escavações trouzeram à tona a importância histórica e cultural dessa área. Isso motivou a criação do Decreto Municipal nº 34.803 de 29/11/2011, do Circuito Histórico de Herança Africana.
Nosso Circuito iniciou no Largo da Prainha, aos pés do Morro da Conceição. No local há uma estátua de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra a fazer parte do corpo de baile do Theatro Municipal.
![]() |
Estátua de Mercedes Baptista. Arquivo Pessoal. |
O Circuito seguiu para a Morro da Conceição, passando pela Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Cais do Valongo, Docas D. Pedro II, Praça dos Estivadores e finalizando no Cemiterio dos Pretos Novos, que fica dentro do Instituto Pretos Novos.
![]() |
Jardim Supenso do Valongo. Arquvo Pessoal. |
Essa aula-passeio transforma nossa visão a partir de uma perspectiva decolonial, sendo possível compreender parte da nossa história, da formação da sociedade brasileira e o processo da Diáspora Africana.
![]() |
Pedra do Sal, que originalmente se chamava Pedra da Prainha e servia de local de desembarque de carregamento de sal dos navios que atracavam no porto. Tombada pelo Iphan em 1984. Arquivo Pessoal. |
Esse local, tambem conhecido como Pequena África, nome dado por Heitor dos Prazeres (compositor, cantor e pintor brasileiro. 1898-1966) deve fazer parte do roteiro de todo docente-pesquisador comprometido com o ensino na perspectiva decolonial.
Essa é uma excelente aula-passeio para fazer com toda família!
![]() |
Grupo de profesores do municipio de Duque de Caxias, que compõe o grupo de estudos Diversidade Étnico-Racial, no Circuito Herança Africana no Morro da Conceição. Arquivo Pessoal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário