sábado, 14 de maio de 2022

Circuito Histórico de Herança Africana

 Realizei juntamente com um grupo de professores do município de Duque de Caxias, o Circuito Histórico de Herança Africana do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. 

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos é uma organização não governamental que tem como missão pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos. 

O Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos foi descoberto em 1996 e até as obras de revitalização da regiao portuária, iniciadas em 2012, estudos e escavações trouzeram à tona a importância histórica e cultural dessa área. Isso motivou a criação do Decreto Municipal nº 34.803 de 29/11/2011, do Circuito Histórico de Herança Africana.

Nosso Circuito iniciou no Largo da Prainha, aos pés do Morro da Conceição. No local há uma estátua de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra a fazer parte do corpo de baile do Theatro Municipal. 

Estátua de Mercedes Baptista. Arquivo Pessoal.


O Circuito seguiu para a Morro da Conceição, passando pela Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Cais do Valongo, Docas D. Pedro II, Praça dos Estivadores e finalizando no Cemiterio dos Pretos Novos, que fica dentro do Instituto Pretos Novos.


Jardim Supenso do Valongo. Arquvo Pessoal.


Essa aula-passeio transforma nossa visão a partir de uma perspectiva decolonial, sendo possível compreender parte da nossa história, da formação da sociedade brasileira e o processo da Diáspora Africana. 

Pedra do Sal, que originalmente se chamava Pedra da Prainha e servia de local de desembarque de carregamento de sal dos navios que atracavam no porto. Tombada pelo Iphan em 1984. Arquivo Pessoal.


Esse local, tambem conhecido como Pequena África, nome dado por Heitor dos Prazeres (compositor, cantor e pintor brasileiro. 1898-1966) deve fazer parte do roteiro de todo docente-pesquisador comprometido com o ensino na perspectiva decolonial.

Essa é uma excelente aula-passeio para fazer com toda família!



Grupo de profesores do municipio de Duque de Caxias, que compõe o grupo de estudos Diversidade Étnico-Racial, no Circuito Herança Africana no Morro da Conceição. Arquivo Pessoal.

Desfile da Boneca Negra

Quantas bonecas negras você teve na sua infância? Por que numa população majoritariamente negra, ter bonecas negras ainda é raro entre os cr...